“O clube foi fundado em 11 de Novembro de 1911.
Na época de 2007-2008, o clube participa no campeonato nacional da 3ª divisão, série F.
O Clube já participou em todas as provas do futebol português, sendo de destacar as catorze épocas consecutivas em que participou no Campeonato Nacional da 1º Divisão nos anos 50 e primeira metade da década seguinte, onde alcançou um 5º lugar, bem como salientar a chegada às meias-finais da Taça de Portugal. Nesse período, o Lusitano esteve na 1ªDN durante catorze épocas, todas em forma consecutiva. Durante essas catorze temporadas, vários jogadores de grande qualidade passaram pelo Lusitano como o Vital e o Falé.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lusitano_Gin%C3%A1sio_Clube

Ao tentar realizar a pesquisa de forma equiparada não se consegue encontrar qualquer tipo de alusão ao Aldeense Futebol Clube, apenas o que se sabe é que foi fundado em 1996.

Caros leitores, comecei por pesquisar um pouco sobre estes dois clubes que se defrontaram no passado sábado, dia 6 de Outubro de 2012. É de salientar a história enorme que o Lusitano tem para com o futebol Nacional e contra factos não há argumentos, apenas gostaria de deixar uma palavra de apreço à massa futebolística que com esforço e dedicação tenta gerir da melhor forma uma equipa de futebol com pouca ou quase nenhuma história. Para se ganharem campeonatos não se precisa de história mas parece que este ano teremos muitas dificuldades para ultrapassar certos jogos, nós, o Aldeense, já ultrapassamos um deles, infelizmente não o conseguimos da melhor forma, pois a história derrotou-nos, lutámos da melhor forma que conseguimos, com erros ou sem erros debatemo-nos de forma honesta.
Não temos história e conhecimentos mas temos algo que jamais muitas equipas terão: Entreajuda, Amizade, Sacrifício e muita Lealdade.
E para aqueles que pensam que estamos tranquilos na posição que temos vindo a ficar, desenganem-se, e prova disso foi o resultado deste jogo perdemos 3-2 mas ficou a imagem de uma equipa que lutou com todas as suas forças, e contra mais que 11 jogadores dentro de campo torna-se muito mais difícil vencer o jogo.

Abordando agora o jogo em si, ficam aqui alguns dados:



Lusitano de Évora-3-Aldeense F. C.-2
1ª Jornada do Campeonato
da 1ª Divisão da A.F.É.

Sábado, 6 de Outubro de 2012
16H00

Évora
O Aldeense alinhou com:
Álvaro Fialho; David; Alves; Rui (cap.); Henrique;  Nuno Bernardino; Luís Serra; Álvaro Cardoso; Quim ZéTiago Grilo; Valério

Suplentes: 
João Russo ; Mauro; Luis; João Fanica; Carlitos; Bruno Cunha e Aldo.

Treinador:  José Cartaxo

Substituições:
Nuno Bernardino /  Aldo
Luís Serra / Bruno Cunha
Alves / Mauro

Resultado ao Intervalo:
0 - 0

Golos do Aldeense
1 - 1 Nuno Bernardino (aos 64')
3 - 2 Mauro  (aos 82')

Sem comentários: